Nova pesquisa Diversidade e Inclusão no Mercado de Capitais
Nova pesquisa Diversidade e Inclusão no Mercado de Capitais
Prezado(a) associado(a),
Lançamos hoje, 2 de setembro, a segunda edição da pesquisa Diversidade e Inclusão no Mercado de Capitais. O material traz dados inéditos sobre gênero, raça e deficiência das equipes das instituições que atuam no nosso setor, como assets, corretoras, distribuidoras e bancos.
A pesquisa foi realizada com 154 instituições associadas, que seguem a autorregulação ou que integram a Rede Anbima de Diversidade e Inclusão. O levantamento faz parte da agenda da Rede, que integra o plano de continuidade do Anbima em Ação 2025/2026.
No retrato de quem trabalha no mercado, por exemplo, a pesquisa mostra que as mulheres representam 35,4%, e que a gerência é o nível hierárquico mais perto do equilíbrio de gênero. Já 15,5% são pessoas pretas e pardas. São dados transparentes, confiáveis e atualizados que servirão de base para traçarmos as próximas iniciativas de fomento à diversidade no nosso setor.
O levantamento também mapeou iniciativas práticas, grau de maturidade e principais desafios. Os achados revelam, por exemplo, que o mercado se considera mais engajado com o tema do que em 2022. E, ainda, que essa percepção melhora entre os integrantes da Rede. Vale lembrar que esse fórum nasceu como resultado a uma demanda por políticas e práticas identificadas na primeira edição da pesquisa.
Confira os resultados na página especial: https://anbi.ma/diversidade
Ou faça o download do relatório completo em português (https://anbi.ma/PesquisaDEI2025) e em inglês (https://anbi.ma/forms_DEI_survey_2).
Para agendar uma
apresentação exclusiva da pesquisa na sua instituição, fale com a nossa área de
relacionamento com associados: centraldoassociado@anbima.com.br.
Boa leitura!
Zeca Doherty
Diretor-executivo da ANBIMA