ANBIMA reúne instituições do mercado de capitais para levar educação financeira a jovens de organizações sociais
Cerca de 100 jovens vinculados a oito organizações sociais participaram na manhã de hoje do lançamento do Programa de Voluntariado da ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais). Em uma arena criada especialmente para ocasião, foram disputadas partidas do jogo de tabuleiro que a ANBIMA desenvolveu para o novo projeto, o "Finanças em Jogo".
A iniciativa tem o objetivo de levar educação financeira de forma lúdica e gratuita a jovens de todo o país. Para isso, a ANBIMA conectará instituições que fazem parte do seu ecossistema (formado atualmente por mais de 1,3 mil empresas do mercado financeiro) a OSCs (Organizações da Sociedade Civil) que coordenem ações sociais voltadas a pessoas entre 15 e 21 anos.
A edição piloto do programa, realizada nesta quarta-feira, reuniu equipes de nove gestoras de recursos (Angá Asset Management, Banco Finaxis S.A, Brainvest, Dahlia Capital, Nubank, Opea Capital, Rio Bravo, Warren Investimentos e Wright Capital). Voluntários e voluntárias dessas casas conduziram a dinâmica, com a aplicação do jogo, e esclareceram os principais conceitos de finanças pessoais.
"Estruturamos o Programa de Voluntariado da ANBIMA para somar potencias. Com o mercado de capitais unido no propósito do letramento financeiro, poderemos impactar um número cada vez maior de pessoas, chegando a várias regiões do país", afirma Fernanda Mateus, gerente de Educação da ANBIMA. "Muitos de nossos projetos têm foco nas gerações mais novas. Além da importância de aprender sobre o dinheiro desde cedo, sabemos que esse público é um grande multiplicador de informações a suas famílias e seus círculos sociais, ampliando o debate e o conhecimento sobre o tema", conclui.
Nesta quarta, além da arena de jogos, o público participou ainda de bate-papos com representantes da ANBIMA e de entidades parceiras, como CVM (Comissão de Valores Mobiliários), Febraban e B3, sobre a proteção do dinheiro e cuidados com fraudes e golpes. Os jovens também puderam fazer consultas individuais com planejadores financeiros vinculados à Planejar. O Instituto Proa e a Escola da Nuvem, apoiadores do evento, promoveram dinâmicas para apresentar suas ações voltadas à conquista do primeiro emprego.
O lançamento do Programa de Voluntariado da ANBIMA marca a participação da Associação na Semana Mundial do Investidor de 2024. A campanha global de proteção e instrução de investidores está no oitavo ano e é liderada pela Iosco (Organização Internacional das Comissões de Valores Mobiliários).
A ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) representa mais de 300 instituições de diversos segmentos. Dentre seus associados, estão bancos comerciais, múltiplos e de investimento, asset managements, corretoras, distribuidoras de valores mobiliários e consultores de investimento. Ao longo de sua história, a Associação construiu um modelo de atuação inovador, exercendo atividades de representação dos interesses do setor; de autorregulação e supervisão voluntária e privada de seus mercados; de distribuição de informações que contribuam para o crescimento sustentável dos mercados financeiro e de capitais; e de educação para profissionais de mercado, investidores e sociedade em geral.