Aumento dos títulos prefixados na dívida pública e vencimento de pós-fixados impactam carteira do IMA, da ANBIMA
O aumento dos títulos prefixados na dívida pública, a partir dos leilões do Tesouro Nacional em julho, e o vencimento de papéis pós-fixados em agosto impactaram a carteira do IMA (Índice de Mercado ANBIMA, da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais). No início do mês, com o estoque maior dos prefixados em circulação, subiu de 28,6% para 29,8% o peso atribuído às LTNs e NTN-Fs na carteira do indicador. Para a próxima semana, em que ocorrerá o vencimento da NTN-B 08/2020 e o pagamento do cupom de juros dos vencimentos de anos pares, esse percentual deve crescer um pouco mais, podendo superar a marca de 30% (segundo estimativas realizadas após as prévias das carteiras teóricas, divulgadas nesta quinta, 13). Os movimentos invertem a tendência verificada nos últimos meses, em que havia maior exposição das NTN-Bs, que ficaram agora com 28% e podem cair para 26,6% na semana que vem. As LFTs, também pós-fixadas, ainda lideram a participação, com cerca de 40%.
As mudanças no IMA-Geral foram puxadas, principalmente, pela alteração na dinâmica da gestão da dívida pública: no ajuste de agosto, houve aumento do peso atribuído à maioria dos papéis ofertados nos leilões do Tesouro, além da inclusão da LTN com vencimento em outubro de 2022. Houve também a entrada da LFT com vencimento em setembro de 2026, que passou a compor recentemente a amostra de títulos precificados pela ANBIMA. Já o caso das NTN-Bs, ocorrerá a redistribuição do peso aos demais ativos devido ao vencimento de uma NTN-B no próximo dia 17.
Os índices da ANBIMA são ajustados mensalmente, em um processo chamado de rebalanceamento: é observada a carteira da dívida pública, incluindo todos os papéis que estão em mercado, assim como suas quantidades. O objetivo é manter as carteiras dos índices representativas, ao capturar os movimentos decorrentes da estratégia de gestão da dívida pública, garantindo assim a qualidade dos indicadores.
A ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) representa mais de 300 instituições de diversos segmentos. Dentre seus associados, estão bancos comerciais, múltiplos e de investimento, asset managements, corretoras, distribuidoras de valores mobiliários e consultores de investimento. Ao longo de sua história, a Associação construiu um modelo de atuação inovador, exercendo atividades de representação dos interesses do setor; de autorregulação e supervisão voluntária e privada de seus mercados; de distribuição de informações que contribuam para o crescimento sustentável dos mercados financeiro e de capitais; e de educação para profissionais de mercado, investidores e sociedade em geral.