IBCPF está entre as melhores entidades que aplicam a certificação CFP® no mundo
O IBCPF (Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros) foi avaliado como uma das melhores entidades que aplicam a certificação CFP®(Certified Financial Planner) no mundo. A certificação, oferecida a planejadores financeiros pessoais, pode ser obtida em 23 países diferentes.
Em março, o FPSB (Financial Planning Standards Board), órgão responsável pela marca CFP® nos diversos países onde ela é aplicada, esteve no Brasil para avaliar o IBCPF e constatou que os procedimentos de certificação do Instituto estão em 91% de conformidade com as regras exigidas pelo órgão internacional.Apenas oito países ficaram na faixa mais alta da avaliação, acima de 90%, e o Brasil é um deles.
“Trabalhamos com os mais elevados padrões de ética e conduta. Nosso objetivo é transferir aos profissionais CFP®do Brasil toda a credibilidade que a certificação tem no restante do mundo. Estar entre os países mais bem avaliados nos mostra que nossas metas estão sendo atingidas e dá ao profissional brasileiro condições globais de competitividade”, afirma o presidente do IBCPF, Ulf Mannhardt.
A avaliação consistiu no preenchimento de um extenso questionário e uma visita à sede do Instituto, em São Paulo, por dois representantes do FPSB. O IBCPF precisou comprovar conformidade em 16 tópicos, incluindo governança, recursos tecnológicos, políticas de certificação e procedimentos éticos, distribuição geográfica adequada para atender todo o país, critérios de renovação da certificação, entre outros.
O intervalo entre uma avaliação e outra varia de acordo com a nota obtida na última verificação. O fato do IBCPF estar classificado entre os melhores fará com que ele seja avaliado pela próxima vez daqui a cinco anos.
A ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) representa mais de 300 instituições de diversos segmentos. Dentre seus associados, estão bancos comerciais, múltiplos e de investimento, asset managements, corretoras, distribuidoras de valores mobiliários e consultores de investimento. Ao longo de sua história, a Associação construiu um modelo de atuação inovador, exercendo atividades de representação dos interesses do setor; de autorregulação e supervisão voluntária e privada de seus mercados; de distribuição de informações que contribuam para o crescimento sustentável dos mercados financeiro e de capitais; e de educação para profissionais de mercado, investidores e sociedade em geral.