Sistema Único de Suitability e assinatura mensal para aplicação em fundos são os projetos vencedores do 1º Hackathon ANBIMA
No último fim de semana, a ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) reuniu mais de 60 pessoas para solucionar desafios da indústria de fundos de investimento. A primeira edição do Hackathon da Associação aconteceu em São Paulo e premiou dois projetos: um voltado para melhorar a percepção dos fundos pelos investidores e outro com foco na eficiência dos prestadores de serviço desse setor.
Com a iniciativa, o objetivo da ANBIMA foi se aproximar da comunidade de inovação e oxigenar os negócios. “O mercado começou a trabalhar com inovação nos últimos anos, utilizando robô advisors, algoritmos e plataformas de investimento, o que nos levou a pensar nesse tema. Primeiro porque nossos associados começaram a avançar nesse quesito, incorporando essas tecnologias em seus produtos e serviços, e segundo porque, como Associação, também precisamos repensar nossas atividades e processos”, disse José Carlos Doherty, superintendente-geral da ANBIMA e um dos jurados do evento. Patrícia Herculano, superintendente de Representação e também jurada da competição, destacou a importância dos resultados do hackathon: “diagnósticos não nos faltam, o que precisamos é de soluções”.
Divididos em equipes de cinco pessoas (incluindo especialistas das áreas de engenharia/desenvolvimento, designer/UX, negócios, marketing e fundos de investimento), cada grupo deveria cuidar de um dos dois desafios ao longo de 32 horas. Confira as duas propostas ganhadoras:
SUS
Como seria o mercado se houvesse um único processo de suitability? O cliente responderia as questões uma vez só e teria o seu perfil do investidor compartilhado com todas as instituições com quem tenha relacionamento.
Essa foi a solução proposta pelo grupo vencedor do desafio voltado para melhorar os procedimentos dos prestadores de serviços dos fundos. Uma base única online e dinâmica que agilizaria o processo de investimento e evitaria informações duplicadas, desatualizadas ou divergentes. O SUS (Sistema Único de Suitability) poderia ser implementado nos sistemas das instituições financeiras via API (Aplicação de Interface de Programas).
Confira os integrantes da equipe SUS:
João Batista Mororó Netto
Cássia Assis
Phelipi Sgarbi Cury
Rubens Pereira do Nascimento
Tiago Rodrigo dos Santos
Realize - Invista em seu sonho
Que tal uma plataforma de investimento para incentivar as pessoas a aplicarem em fundos? Essa foi a proposta do grupo vencedor do desafio de melhorar a percepção sobre os benefícios destes produtos. Na plataforma Realize, o cliente faria uma avaliação de perfil, com base no seu sonho, e depois uma assinatura mensal com preços acessíveis, a partir de R$ 40. Os meios de pagamento poderiam ser cartão de débito, crédito e até gift card (cartão pré-pago).
Confira os integrantes da equipe Realize:
Allan Souza da Silva
Francisco José Nardi Filho
Julia Teixeira
Valéria da Silva Pereira
Vitor Uyemura Costa
A ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) representa mais de 300 instituições de diversos segmentos. Dentre seus associados, estão bancos comerciais, múltiplos e de investimento, asset managements, corretoras, distribuidoras de valores mobiliários e consultores de investimento. Ao longo de sua história, a Associação construiu um modelo de atuação inovador, exercendo atividades de representação dos interesses do setor; de autorregulação e supervisão voluntária e privada de seus mercados; de distribuição de informações que contribuam para o crescimento sustentável dos mercados financeiro e de capitais; e de educação para profissionais de mercado, investidores e sociedade em geral.