• Eventos.
  • Imprensa.
  • Fale Conosco.
    Português Português (BR)

Circulares

Dados de fundos de investimento passam a fazer parte do ANBIMA Data

Dados de fundos de investimento passam a fazer parte do ANBIMA Data

Prezado(a) associado(a),

Desde ontem, 10 de dezembro, as informações sobre fundos de investimento passaram a fazer parte do ANBIMA Data – plataforma de informações da Associação que, atualmente, reúne, em um só lugar, dados e documentos de debêntures. Com acesso gratuito, o sistema visa dar mais transparência às informações e fomentar negócios a partir da disponibilização de dados comparáveis e de qualidade.

Entre os dados que estão disponíveis e atualizados diariamente estão:

- Informações cadastrais dos mais de 16 mil fundos regulados pela Instrução CVM 555, como CPNJ, classe ANBIMA, nome do fundo etc.
- Lista dos prestadores de serviço (administrador, distribuidor, gestor, entre outros) de cada fundo.
- Taxas de cada fundo, como as de administração e de performance.
- Informações relativas às movimentações das cotas: valor mínimo para aplicação, prazo para resgate, valor mínimo para novos aportes etc.
- Dados diários da série histórica, como patrimônio líquido, captação e número de cotistas.
- Regulamento do fundo.

Essa é a primeira etapa da inclusão de dados de fundos no ANBIMA Data. Em 2020, está prevista a entrada de outras informações para auxiliar o trabalho dos prestadores de serviço e demais agentes dessa indústria.

Como usar
É possível acessar a plataforma diretamente pelo site data.anbima.com.br. Caso deseje consumir as informações do ANBIMA Data nos sistemas de sua instituição, basta acessar o ANBIMA Feed, nossa plataforma de APIs (Aplicação de Interface de Programa) que facilita a integração diária de dados. Além das informações de fundos, estão disponíveis pacotes com outros dados, como preços, índices, debêntures, entre outros. Para saber mais, é só consultar a página developers.anbima.com.br ou entrar em contato pelo e-mail comercial@anbima.com.br.

O que muda?
A forma como as instituições enviam diariamente os dados para a ANBIMA permanece a mesma: por meio do nosso site ou pelo Sistema Galgo. O SI ANBIMA, atual base de dados de fundos, continua no ar.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail informacoes.fundos@anbima.com.br ou pelos telefones (11) 3471-4282/4288.

Atenciosamente,

Ana Leoni
Superintendente de Educação e de Informações Técnicas


11/12/2019