ANBIMA coordenará grupo de autorregulação de países membros da Fiafin
Países da América Latina e Espanha estão na listaA ANBIMA vai liderar comitê internacional que vai mapear e aprimorar as práticas de governança dos países membros da Fiafin (Federação Iberoamericana de Fundos de Investimento). A novidade foi decidida na Assembleia Anual da federação que aconteceu na última quarta-feira (15) na República Dominicana.
“A criação do comitê coincide com o ano em que completamos 25 anos de autorregulação. Com essa bagagem, podemos auxiliar outras associações a fortalecer o mercado financeiro e de capitais de seus países, definindo normas de boas práticas, assim como temos feito no Brasil” comentou nossa gerente-executiva Soraia Barros, que vai liderar as discussões do comitê e promover medidas para amadurecer as regras de autorregulação dos países participantes.
A Fiafin reúne 13 associações ibero-americanas (conjunto de países de língua espanhola ou portuguesa), dentre eles o México, Argentina e Espanha.
Também estivemos presentes no Congresso Anual da Fiafin, que foi palco de discussões sobre a indústria global de fundos de investimento, reunindo entidades internacionais do mercado financeiro. O evento abordou temas como sustentabilidade (com foco em energia) e as novas oportunidades para o setor. “Em diversos painéis, o Brasil foi elogiado como um exemplo de indústria de fundos bem-sucedida, reforçando seu protagonismo no cenário internacional”, conta Soraia.
Também participamos ativamente das atividades do evento, que estimulou a troca de experiências e estratégias visando impulsionar o avanço e a inovação do setor financeiro global. O próximo encontro, que será em 2024, já tem destino marcado: El Salvador.