ANBIMA e JSDA do Japão firmam cooperação para promover mercados de capitais
Memorando de entendimento prevê troca de informações, ações conjuntas e presença internacional coordenadaA ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) assinou um memorando de entendimento com a Associação das Corretoras de Valores do Japão (Japan Securities Dealers Association – JSDA) com o objetivo de expandir a cooperação entre as duas instituições.
O acordo, que tem prazo indeterminado, prevê a troca de informações sobre regulamentações aplicáveis ao mercado de investimentos, ferramentas e práticas de supervisão, mecanismos eficientes de negociação, novos instrumentos financeiros e iniciativas voltadas à educação de investidores. A ideia é que o compartilhamento de experiências contribua para o aperfeiçoamento dos mercados locais e incentive a adoção de boas práticas internacionais.
Além da troca de informações técnicas, as associações se comprometem a atuar em conjunto para fomentar o desenvolvimento dos mercados de capitais que representam e a colaborar para o fortalecimento do sistema financeiro global. Também está prevista a cooperação em fóruns internacionais ligados ao setor de investimentos, com o objetivo de elevar a visibilidade e a relevância do Brasil e do Japão nesses espaços.
“Essa parceria reforça nosso compromisso com a internacionalização do mercado brasileiro e com o intercâmbio de boas práticas. A aproximação com a JSDA nos permite ampliar a cooperação em temas estratégicos e contribuir para o desenvolvimento de mercados de capitais mais eficientes e integrados”, afirmou nosso diretor-executivo, Zeca Doherty.
A JSDA é uma entidade autorregulatória que representa aproximadamente 500 membros, entre corretoras de valores, bancos e outras instituições financeiras que atuam no mercado de capitais japonês. Como uma SRO (sigla em inglês para Self-Regulatory Organization, ou organização autorregulatória), a associação tem autoridade para estabelecer e aplicar regras ao setor que representa, atuando com autonomia sob supervisão do órgão regulador oficial.
Suas funções incluem a elaboração e aplicação de regras, inspeções, medidas disciplinares, credenciamento de profissionais de vendas e mediação de disputas. Além das atividades regulatórias, a JSDA atua como canal de diálogo entre o setor, o governo e outras partes interessadas, promove a educação financeira de investidores e realiza estudos para incentivar o desenvolvimento e a dinamização do mercado de capitais no Japão.