ANBIMA firma parceria com o Banco Central para levar educação financeira a docentes e estudantes do ensino médio
Expansão do programa Aprender Valor conta também com CVM e SebraeA ANBIMA vai integrar o Aprender Valor, iniciativa do Banco Central do Brasil (BC) voltada à promoção da educação financeira nas escolas públicas e particulares. Também fazem parte da parceria a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e o Sebrae. O anúncio foi feito no dia 6 de agosto, em São Paulo.
Desde sua criação pelo BC, o programa já atingiu 25 mil escolas (99% delas públicas), nas quais estudam mais de 5 milhões de estudantes.
O programa, originalmente formatado para educadoras e educadores do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) será expandido para docentes e estudantes do Ensino Médio a partir de 2026. A expectativa é ampliar o alcance do Aprender Valor. Hoje, cerca de 7,8 milhões de jovens de 15 a 17 anos estão matriculados em 29 mil escolas de ensino médio de todo o país, segundo o Censo Escolar 2024.
Para os docentes do Ensino Médio, o Aprender Valor irá ofertar um curso em três formatos – autoformativo on-line (aprendizagem que ocorre de forma independente e autônoma), híbrido e presencial – garantindo maior capilaridade e inclusão, especialmente em escolas com menor acesso à tecnologia.
“A educação financeira é uma ferramenta poderosa de transformação social. Ao levarmos esse conhecimento para o Ensino Médio, em parceria com o Banco Central, o Sebrae e a CVM, damos um passo decisivo para formar uma geração mais preparada para lidar com os desafios do mundo financeiro. Essa iniciativa reforça o nosso compromisso com a cidadania financeira e amplia o impacto da ANBIMA na sociedade”, afirma Marcelo Billi, superintendente de Sustentabilidade, Inovação e Educação da ANBIMA.
Coube à ANBIMA a elaboração dos conteúdos pedagógicos e à CVM a coordenação inicial entre os parceiros; já o Sebrae, graças à sua presença nacional, coordenará as frentes presenciais e híbridas do programa. BC e CVM também fizeram a revisão técnica do material.
Além do curso, serão fornecidas aulas prontas, pela plataforma do Aprender Valor, organizadas em 12 projetos escolares temáticos. As aulas irão integrar assuntos de educação financeira com conteúdos de disciplinas obrigatórias do Ensino Médio, conforme recomenda a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).