ANBIMA lança guia para elaboração de metodologia de PDD de direitos creditórios
Material tem como objetivo apoiar o crescimento sustentável da indústria de FIDCsCom o objetivo de apoiar o crescimento sustentável da indústria de FIDCs (Fundos de Investimento em Direitos Creditórios), lançamos o Guia ANBIMA para Metodologia de PDD (Provisão de Devedores Duvidosos) de Direitos Creditórios. A iniciativa faz parte do ANBIMA em Ação, conjunto de atividades que elegemos como prioritárias para o biênio 2025/2026.
O guia traz orientações para os administradores estimarem perdas que podem ocorrer no recebimento do fluxo de caixa esperado dos direitos creditórios comprados pelos fundos. Compete a cada administrador, no entanto, adaptar a metodologia escolhida às especificidades de sua estrutura e às modalidades de classes sob sua administração.
Entre outras recomendações, o guia apresenta diretrizes relacionadas à inclusão de eventos de recompra, substituição, alongamento de prazos e renegociação dos direitos creditórios nas metodologias de provisão de PDD.
Além disso, aborda a importância de os administradores revisarem a metodologia adotada periodicamente para assegurar sua solidez e manterem um histórico das alterações feitas nos seus critérios.
O guia completo está no link: https://anbi.ma/bw0rgo
Saiba mais sobre o ANBIMA em Ação
O ANBIMA em Ação é o conjunto das principais iniciativas da Associação para este e o próximo ano. Esse planejamento estratégico foi elaborado a partir de uma ampla consulta aos nossos associados, novos players, reguladores e lideranças da ANBIMA que resultou em uma agenda apoiada em três pilares: representatividade, inteligência de dados e redução do custo de observância. Além das iniciativas sob esses três pilares indicados na consulta, o ANBIMA em Ação 2025-2026 inclui temas que já estão em andamento, seja porque são estratégicos para o mercado ou para o futuro da Associação: sustentabilidade, investimento internacional, finanças digitais, inteligência artificial e educação. Confira cada um aqui.