ANBIMA leva experiência brasileira à 50ª Conferência da IOSCO no Qatar
Associação apresentou estudos sobre tokenização, IA e benchmarks, reforçando sua atuação internacional em temas estratégicos para os mercadosA ANBIMA participou da 50ª Conferência Anual da IOSCO (Organização Internacional das Comissões de Valores), realizada de 12 a 15 de maio em Doha, no Qatar. O evento reuniu reguladores e representantes do setor de diversos países para debater os desafios mais atuais do mercado de capitais global.
Zeca Doherty, nosso diretor-executivo, representou a Associação nas discussões do Comitê Consultivo de Membros Afiliados (AMCC), que integra desde 2005. No encontro do dia 12, Doherty apresentou contribuições da ANBIMA para o mapeamento de riscos emergentes e participou das mesas sobre tokenização e inteligência artificial, temas centrais na agenda de inovação da IOSCO.
A ANBIMA também compartilhou os resultados de um trabalho desenvolvido em parceria com a Associação de Fundos dos EUA (ICI), voltado à relação entre gestores de fundos e provedores de índices. A análise, conduzida ao longo dos últimos 18 meses, identificou pontos que podem levar à atualização dos Princípios da IOSCO para Benchmarks. “A conclusão desse trabalho reflete nossa experiência tanto na autorregulação de fundos quanto como provedores de índices no Brasil”, destacou Doherty. O relatório final foi encaminhado à diretoria da IOSCO para avaliação.
“Nossa presença na IOSCO funciona positivamente em suas duas direções: levamos subsídios de nossa experiência no mercado local para as discussões internacionais em curso e trazemos o receituário que resulta desse trabalho para agregar elementos para a nossa atuação junto aos membros no Brasil. É um trabalho contínuo e relevante para o protagonismo do nosso mercado”, afirmou.
No dia 13, foram apresentados os avanços da IOSCO em temas como o uso de tecnologia para ampliar a participação do investidor de varejo e o monitoramento de recomendações sobre ativos digitais, criptoativos e os padrões de divulgação do ISSB relacionados à sustentabilidade e ao clima. Guilherme Benaderet, superintendente de Supervisão de Mercados da ANBIMA, acompanhou essas discussões, que reuniram representantes de reguladores e autorreguladores de diferentes países.
Entre os eventos paralelos, destacou-se o café da manhã promovido pelas associações de fundos dos Estados Unidos (ICI), da Europa (Efama) e do Reino Unido (The IA), no dia 14. O encontro reuniu reguladores e autoridades para discutir tendências do setor. A ANBIMA foi representada por Tatiana Itikawa, superintendente de Representação Institucional.
Ainda no dia 14, foi realizada a assembleia geral da IOSCO, com a definição das prioridades do plano de trabalho da entidade. A programação se encerrou no dia 15, com a conferência pública voltada a temas como os desafios da distribuição no varejo e o financiamento de pequenas e médias empresas.
Durante a assembleia aeral, também foi anunciada a adesão de novos signatários ao Memorando Multilateral de Entendimento Aprimorado (EMMoU) da IOSCO, entre eles a Autoridade do Mercado de Capitais do Quênia (CMA Kenya), a Comissão de Valores Mobiliários da Malásia e a Comissão Nacional do Mercado de Valores da Espanha (CNMV). Tanto o MMoU quanto o EMMoU da IOSCO são reconhecidos como referência global em cooperação internacional e compartilhamento de informações entre reguladores.
A próxima edição da Conferência Anual da IOSCO será realizada em maio de 2026, no Egito.