Base de associados da Anbima cresce pelo segundo ano consecutivo
Aumenta também o número de instituições que seguem nossos códigos de autorregulaçãoA Anbima encerrou 2025 ampliando sua representatividade no mercado de capitais. Pelo segundo ano consecutivo, a associação registrou aumento no número de instituições associadas e na base de empresas que seguem nossos códigos de autorregulação, reforçando o engajamento do setor com as boas práticas de mercado.
O quadro de associados alcançou 330 instituições ao fim de 2025, resultado que representa uma expansão de 5,5% em relação ao ano anterior. No período, 25 novas casas passaram a integrar a associação, acima dos 20 ingressos registrados em 2024, confirmando um ritmo consistente de crescimento.
A evolução também se refletiu na base de instituições que aderem voluntariamente aos códigos de autorregulação, que ultrapassou a marca de 1.606 instituições. A alta de 6,9% na comparação anual evidencia a valorização dos padrões éticos, e de transparência e governança de mercado defendidos pela associação.
A composição dos associados segue diversificada, com assets representando 57,6% do total, seguidas por bancos (23%), DTVMs (9,7%), CTVMs (7,6%), securitizadoras (1,8%) e consultorias (0,3%).
A entrada das consultorias no quadro associativo foi um marco em 2025. A partir do ano passado, esse tipo de instituição passou a integrar a Anbima, acompanhando a evolução do ecossistema e reconhecendo o papel crescente dessas casas no aconselhamento de investidores. O movimento resultou na chegada da primeira consultoria associada em outubro, o que inaugurou uma nova frente de diálogo institucional.
+ Consultorias já podem fazer parte do nosso quadro de associados
Segundo Zeca Doherty, nosso diretor-executivo, o crescimento da base está diretamente ligado à relevância das pautas conduzidas pela associação.
“O aumento de associados e aderentes mostra que o mercado reconhece o valor da atuação coletiva e da construção de padrões que elevam a qualidade e a competitividade do setor. Ao aproximarmos instituições de diferentes perfis, ampliamos nossa capacidade de representar o mercado de capitais brasileiro e de contribuir para um ambiente regulatório mais moderno, eficiente e previsível”, afirma.
Ao ampliar seu relacionamento com casas de diferentes perfis e portes, a Anbima aprofunda seu papel como elo entre o setor privado, reguladores e investidores, contribuindo para um mercado mais maduro, eficiente e alinhado às transformações globais.