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Notícias

Exames e cursos de atualização das certificações Anbima terão pausa no fim de 2025

Todas as funcionalidades dos sistemas ficarão temporariamente suspensas entre 20 de dezembro de 2025 e 26 de janeiro de 2026

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A partir de 20 de dezembro, os sistemas das certificações ANBIMA passarão por um período de pausa para adaptação do novo sistema e transição das certificações. O retorno previsto é 26 de janeiro de 2026.

A interrupção abrangerá todas as certificações ANBIMA: CPA-10, CPA-20, CEA, CFG, CGA e CGE. Nesse período, funções como inscrições, agendamento de provas, realização de exames, cursos de atualização e acesso a certificados e notas fiscais estarão suspensas.

 

O profissional que optar por realizar o exame ou curso de atualização por meio da instituição em que trabalha deve observar os prazos definidos abaixo:

Inscrições nas instituições

Exames - CPA-10, CPA-20, CEA, CFG, CGA e CGE

  • 03/11/2025 – Último dia para se inscrever nos exames 
  • 21/11/2025 – Prazo final para agendar a prova 
  • 28/11/2025 – Último dia para fazer o exame*
     

Cursos de atualização – CPA-10, CPA-20 e CEA

  • 03/11/2025 – Prazo final para inscrição 
  • 28/11/2025 – Prazo final para conclusão do curso e envio de atualização via curso mercado.  


Já os prazos para quem vai realizar os cursos e exames diretamente pelo site da Anbima são:

Exames - CPA-10, CPA-20, CEA, CFG, CGA e CGE

  • 08/12/2025 – Último dia para inscrição
  • 12/12/2025 – Prazo final para agendar a prova 
  • 19/12/2025 – Último dia para fazer o exame*
     

Cursos de atualização – CPA-10, CPA-20 e CEA

  • 14/12/2025 – Prazo final para inscrição 
  • 19/12/2025 – Prazo final para conclusão do curso


*Os agendamentos estão sujeitos à disponibilidade de vagas nos centros de teste. Por isso, é fundamental se programar com antecedência. Caso as vagas se esgotem, não será possível agendar nem realizar a prova, mesmo dentro do prazo.

A partir de 20 de dezembro, a área do
profissional no site da ANBIMA também ficará indisponível. Nesse período, não será possível emitir ou consultar certificados, históricos, notas fiscais ou agendar testes. Recomendamos que as pessoas certificadas salvem seus documentos antes dessa data.


Vouchers adquiridos pelas instituições 
Os vouchers adquiridos pelas instituições deverão ser utilizados até o fim do ano. Isso significa que, mesmo dentro do prazo de validade, vouchers comprados nos últimos meses do ano (como em novembro, por exemplo) só poderão ser usados até dezembro de 2025, de acordo com a agenda de provas disponível.

Tenha atenção e programe-se com antecedência para não perder a validade do seu voucher.


Prorrogação dos vencimentos
Durante a transição para o novo modelo, também haverá ajustes nos prazos de vencimento das certificações. 
 

  • CPA-10, CPA-20 e CEA com vencimento entre 20 e 31 de dezembro de 2025 serão prorrogadas automaticamente para 26 de janeiro de 2026.

ANBIMA em Ação
Essa iniciativa integra a agenda de serviços do 
ANBIMA em Ação, conjunto das principais iniciativas da Associação para este e o próximo ano. Esse planejamento foi elaborado a partir de uma ampla consulta aos associados da ANBIMA, às instituições parceiras, aos reguladores e às lideranças da associação, resultando em três grandes agendas de trabalho: Agenda de Desenvolvimento de Mercado, Agenda de Serviços e Agenda Estruturante. Confira cada uma delas aqui.