Inscrições para 2025 encerradas
As inscrições para as certificações estão encerradas. Um novo sistema será liberado em breve.
Enviamos uma comunicação por e-mail às pessoas com inscrição em aberto. Verifique sua caixa de e-mail.
Em 2026, as certificações CPA-10, CPA-20 e CEA deixarão de existir, dando lugar às novas CPA, C-Pro R e C-Pro I.
Essa atualização reflete as transformações do mercado financeiro e aproxima as certificações Anbima das melhores práticas internacionais. As certificações serão mais completas, atuais e em sintonia com a rotina de quem trabalha com a distribuição de produtos de investimento.
Se você tem uma certificação ativa, vai precisar passar por um processo de transição, que deverá ser realizado a partir de janeiro de 2026 e concluído até dezembro de 2026. Será uma jornada individual: cada pessoa será responsável por conduzir seu próprio processo pela plataforma ANBIMA Edu.
Esta página é o seu ponto de apoio durante toda a transição. Aqui você encontra prazos, orientações e todas as novidades. Salve o link nos favoritos e volte sempre que precisar.
Inscrições para 2025 encerradas
As inscrições para as certificações estão encerradas. Um novo sistema será liberado em breve.
Enviamos uma comunicação por e-mail às pessoas com inscrição em aberto. Verifique sua caixa de e-mail.
Equivalência entre certificações: o que muda com a chegada das novas CPA, C-Pro R e C-Pro I
Com a chegada das novas certificações de distribuição a partir de 2026, os acordos de equivalência que mantemos com outras instituições do mercado também passarão por atualizações.
A maioria das parcerias será mantida, outras estão em revisão, e há novidades importantes, como o acordo com a EFPA (Associação Europeia de Planejamento Financeiro).
CPA terá equivalência na Europa a partir de 2026
A partir de 2026, profissionais com a certificação CPA poderão solicitar equivalência com a EIP (Profissional Europeu de Investimentos), válida em toda a União Europeia. O reconhecimento internacional é resultado de um acordo que firmamos com a EFPA Espanha (Associação Espanhola de Assessores Patrimoniais), marcando um avanço na internacionalização das certificações brasileiras
A EIP é uma certificação voltada à atuação na distribuição de produtos financeiros na Europa e está alinhada às exigências da MiFID II, a Diretiva dos Mercados de Instrumentos Financeiros, que regula o setor financeiro europeu com foco em transparência, eficiência e proteção ao investidor.
Exames e cursos de atualização das certificações Anbima terão pausa no fim de 2025
A partir de 20 de dezembro, os sistemas das certificações Anbima passarão por um período de pausa para adaptação do novo sistema e transição das certificações. O retorno previsto é 26 de janeiro de 2026.
A interrupção abrangerá todas as certificações Anbima: CPA-10, CPA-20, CEA, CFG, CGA e CGE. Nesse período, funções como inscrições, agendamento de provas, realização de exames, cursos de atualização e acesso a certificados e notas fiscais estarão suspensas.
A Anbima, em conjunto com a Deloitte, fez um amplo estudo para entender o cenário atual e as necessidades do mercado financeiro.
O relatório “Um Olhar sobre as Certificações” reúne análises do contexto brasileiro, entrevistas com profissionais do setor e referências internacionais.
A partir desse estudo, foi possível mapear as competências mais relevantes para quem atua com distribuição de produtos de investimento e propor um modelo de certificação mais moderno, eficaz e conectado ao mercado.
Com base nesse estudo, novas certificações foram criadas: CPA, C-Pro R e C-Pro I.
A estrutura dessas certificações está alinhada às atividades exercidas por quem trabalha ou queira trabalhar no mercado financeiro, desde orientar clientes sobre produtos e serviços financeiros até montar portfólios de investimento mais complexos

O novo modelo de avaliação para as s certificações CPA, C-Pro R e C-Pro I acompanha as transformações do mercado e responde à demanda das instituições financeiras por pessoas mais completas e preparadas para os desafios da área de investimentos.
Além das habilidades técnicas, os exames passarão a avaliar as habilidades comportamentais essenciais para o dia a dia da profissão, como autogestão, comunicação eficaz, agilidade e capacidade de resolver problemas.
Assim, as provas da Anbima terão novos formatos, incluindo questões dissertativas, interativas e estudos de caso que simulam situações reais. Após o exame, todas as pessoas candidatas receberão feedback detalhado e um plano de estudos personalizado, independentemente do resultado.
Essa metodologia já está presente nas microcertificações do ANBIMA Edu, a plataforma de aprendizagem da Anbima. Lá você encontra conteúdos preparados pelos maiores especialistas, com os assuntos mais atuais do mercado financeiro. Dá para acessar pelo computador ou baixar o app na Apple Store e no Google Play.

No novo formato, vamos avaliar como as habilidades técnicas são integradas às habilidades comportamentais na resolução de problemas. Por meio de questões contextualizadas e situações do dia a dia, o exame convida as pessoas candidatas a aplicar as competências de forma conjunta, como acontece no atendimento a clientes e na rotina profissional.
As novidades desse modelo são:
As habilidades comportamentais são determinantes para saber se uma pessoa está apta a trabalhar com algumas atividades do mercado financeiro e de capitais. Por isso, no novo modelo de certificações de distribuição, estes quesitos serão levados em conta na avaliação para obtenção de cada certificação. Existem muitas habilidades comportamentais e cada empresa define, de acordo com sua política de contratação, aquelas que serão exigidas por cargo e em que grau precisam ser desenvolvidas, mas há algumas comuns a todo o mercado.
Veja as essenciais que serão avaliadas:
Assessment é uma metodologia de mapeamento de habilidades comportamentais. No nosso jeito de avaliar, ele será um formulário que todos devem responder ao criar seu perfil no ANBIMA Edu. O objetivo não é mensurar ou atribuir uma nota aos profissionais com base em suas habilidades comportamentais, mas fornecer um diagnóstico mais global, que, ao lado da certificação, componha o perfil do profissional.
Esse diagnóstico pode ser utilizado com diversas finalidades, desde uma autoavaliação com fins de autoconhecimento e desenvolvimento na carreira, até a consulta pelos RHs das instituições financeiras para compreender em que pontos precisam investir na formação continuada de seus profissionais.
Ao responder ao questionário, o profissional terá acesso a um gráfico no estilo teia de aranha, que fornecerá um panorama de como ele está em termos de desenvolvimento das habilidades mapeadas pela ANBIMA (diagnóstico individual), além de como está esse desenvolvimento em relação à média dos outros profissionais avaliados pela ANBIMA (diagnóstico comparado).
Não. O questionário de assessment não fará parte da certificação do profissional, ou seja, não irá interferir na aprovação ou não do profissional na certificação. Ele será uma ferramenta a mais, que ficará disponível para os RHs das instituições nas quais os profissionais atuam e para os próprios profissionais.
Sim. Entendemos que para um novo modelo de avaliação, precisamos evoluir para novos tipos de perguntas. Por isso, no nosso jeito de avaliar, a partir de 2026, além das tradicionais questões de múltipla escolha faremos outros formatos de perguntas, como: perguntas contextualizadas, cases, minicases, questões dissertativas de respostas curtas e questões interativas.
A partir de 2026, ao fazer uma das provas da CPA, C-Pro R ou C-Pro I, você vai receber um feedback detalhado e qualitativo do seu desempenho, que expresse o que foi bem e no que precisa investir para a sua preparação contínua. O feedback detalhado será acompanhado do plano de estudos customizado
A transição para as novas certificações será uma jornada individual. Cada pessoa certificada será responsável por conduzir seu próprio processo, que deverá ser feito a partir de janeiro de 2026, na plataforma ANBIMA Edu.
Critérios para realizar a transição
Para concluir a transição, será necessário:
✅ Manter sua certificação atual válida até o fim de 2025 (caso sua certificação vença em 2025, é preciso fazer o curso de atualização normalmente)
✅ Estudar e manter as microcertificações concluídas no ANBIMA Edu (em breve, o sistema irá indicar quais conteúdosvão fazer parte da jornada de transição).
✅ Pagar a atualização anual da certificação
Status das certificações durante a transição
Até o fim de 2026, quem possui CPA-10, CPA-20 ou CEA estará com a certificação marcada como “em transição”. Isso porque essas certificações deixarão de existir, e as novas serão concedida apenas após a conclusão das etapas obrigatórias.
Os programas detalhados das novas certificações estão disponíveis aqui.
Dispobibilizamos o guia de elaboração de questões e os cadernos de questões utilizados nos testes das novas certificações. O material apresenta os parâmetros adotados na construção das provas e tem como objetivo garantir transparência ao processo, além de apoiar quem deseja desenvolver simulados ou conteúdos preparatórios.
✅ Guia de elaboração de questões
✅ Caderno de questões da CPA
✅ Caderno de questões da C-Pro R
✅ Caderno de questões da C-Pro I
Questões interativas de árvore de decisão
É um formato de pergunta dinâmica, semelhante a um chat, que simula situações de atendimento ao cliente e possibilita a avaliação das habilidades da pessoa candidata de maneira mais integrada.
✅ CPA: questão 1 e questão 2.
✅ C-Pro R: questão 1 e questão 2.
Baixe o template da árvore de decisão nos formatos PDF e Json.
O mercado financeiro muda o tempo todo e quem atua na área precisa acompanhar esse ritmo.
Por isso, o novo modelo de certificação passa a contar com atualização anual, garantindo que o conhecimento se mantenha relevante e alinhado às exigências do setor.
Confira os novos valores:

Importante! Quem tiver mais de uma certificação pagará apenas uma taxa anual, com valor máximo de R$ 325.
Quem não estiver atuando no mercado, a partir de 2027, poderá manter sua certificação inativa por até três anos. Durante esse período, a pessoa continuará com acesso gratuito ao ANBIMA Edu e poderá estudar os conteúdos oferecidos pelo serviço.
A certificação poderá ser ativada a qualquer momento durante esse período, sem precisar refazer a prova ou pagar valores retroativos. Basta pagar a atualização anual.

A transição para o novo modelo de certificações Anbima começa em janeiro de 2026. Para viabilizar essa mudança, exames, cursos e documentos ficarão temporariamente indisponíveis no final de 2025.
Se você pretende fazer ou atualizar sua certificação atual (CPA-10, CPA-20 ou CEA), é essencial se planejar.
Veja o que muda no fim de 2025
A partir de 20/12/2025, os nossos sistemas ficarão indisponíveis, salve seus certificados, notas fiscais e comprovantes.
Atenção aos prazos e programe-se
A pessoa que optar por realizar o exame ou curso de atualização por meio da instituição em que trabalha deve seguir os prazos da instituição e não os prazos via site Anbima.
Exames - CPA-10, CPA-20, CEA, CFG, CGA e CGE
Cursos de atualização – CPA-10, CPA-20 e CEA
Exames - CPA-10, CPA-20, CEA, CFG, CGA e CGE
Cursos de atualização – CPA-10, CPA-20 e CEA
Prorrogação dos vencimentos da CFG, CGA e CGE
As certificações com vencimento a partir de 04/09/2025 foram prorrogadas para 31/12/2026.
*Os agendamentos estão sujeitos à disponibilidade de vagas nos centros de teste. Por isso, é fundamental se programar com antecedência. Caso as vagas se esgotem, não será possível agendar nem realizar a prova, mesmo dentro do prazo.
Como parte do nosso compromisso com a qualificação contínua de quem atua nos mercados financeiro e de capitais, lançamos o Código de Conduta Ética ANBIMA.
Mais do que uma formalidade, o código reúne nove princípios éticos fundamentais para quem quer construir uma carreira sólida,responsável e alinhada às boas práticas na área de investimentos. Ele reforça valores que impactam diretamente profissionais, instituições e clientes, fortalecendo a confiança em todo o ecossistema de distribuição.
Convidamos você para ler o material e ficar por dentro das condutas que esperamos das pessoas que têm uma das nossas certificações.
Regras e penalidades
Ainda não temos uma data definida para implementar as penalidades previstas no documento. O que podemos adiantar é que até o fim de 2025, esse código é educativo e os combinados serão transparentes e anunciados com antecedência em nossos canais oficiais.
O Código de Ética da ANBIMA é um documento que resume em nove artigos os princípios e comportamentos éticos esperados de quem trabalha no mercado financeiro brasileiro.
A ANBIMA está passando por um momento importante de evolução de seu modelo de certificações e que é baseado nas melhores práticas internacionais. Por isso e por entender que a Ética sempre foi um valor inegociável, precisamos trazê-la aos holofotes neste momento. Para nós, Ética não é apenas uma escolha, mas um compromisso contínuo com a construção de um mercado melhor.
Sim. O aceite já está disponível no “meu espaço” para os profissionais já certificados. Para quem vai se inscrever em qualquer uma das provas de certificação da ANBIMA, o aceite será feito no momento da inscrição.
Caso não faça sua adesão ao Código de Ética, você não poderá completar sua inscrição nas provas de certificação. Por isso, recomendamos que acesse o documento, leia com atenção e dê seu ok.
Por enquanto, não. Em breve, lançaremos regras que todas as pessoas certificadas vão precisar seguir para estar conforme o documento.
Ainda não temos uma data definida. Em breve, informaremos as regras e as consequências para quem não seguir. Todas as pessoas serão avisadas com antecedência quais serão as regras e as penalidades para quem não seguir.
Sabemos que mudanças geram dúvidas e até insatisfações. Por isso, por meio da transparência, convidamos você a ler o material e ficar por dentro das condutas que esperamos das pessoas que têm uma das nossas certificações.
Ainda não. Em breve, iremos te convidar para assinar o documento. Por enquanto, você pode ler o material.
Os associados da ANBIMA são instituições que atuam nos mercados financeiro e de capitais e que têm interesse em contribuir para o constante aperfeiçoamento tanto das suas atividades quanto do setor.