Expansão da Cloud da RTM possibilita menor latência para ambiente de negociação em bolsa
Projeto de novo data center envolve investimentos de R$ 70 milhões em três anosA RTM, principal hub integrador do mercado financeiro brasileiro, está expandindo sua cloud para uma terceira infraestrutura de data center em Santana de Parnaíba, município da região metropolitana de São Paulo. A nova localidade, próxima à do data center da bolsa de valores, permite que a cloud da RTM tenha a menor latência possível para os ambientes de negociação da B3.
A iniciativa busca atender o aumento da demanda de clientes pela cloud da RTM, de aproximadamente 100% nos oito primeiros meses deste ano. A expansão envolve um investimento de cerca de R$ 70 milhões em três anos.
Segundo o CEO da RTM, Marcio Castro, a empresa oferece a única nuvem desenvolvida especificamente para atender o setor financeiro. “A criação deste novo espaço possibilita uma terceira região de disponibilidade para nossa cloud, fortalecendo ainda mais sua resiliência”, destaca.
Ambientes de negociação na bolsa exigem uma baixíssima latência para melhor desempenho dos traders que operam em alta frequência (HFT). Uma latência maior impacta diretamente na execução das ordens e, nessa dinâmica, até microssegundos fazem a diferença. O novo data center da RTM tem certificação TIER 3 de eficiência operacional, garantindo alta disponibilidade, capacidade de redundância e resistência a falhas.