• Eventos.
  • Imprensa.
  • Fale Conosco.

Notícias

Open banking, sandbox regulatório e segurança cibernética são destaques do Radar ANBIMA

Publicação também discorre sobre gestão do risco de liquidez em fundos feita por diversos reguladores de mercados internacionais

O Comitê de Basileia, grupo que reúne autoridades de supervisão bancária de todo o mundo, divulgou um relatório que analisa como diferentes países estão adotando o open banking – sistema aberto em que instituições financeiras compartilham informações sobre os clientes a partir do seu consentimento autorização prévia. Essa é uma das notícias do 29º Radar ANBIMA, publicação trimestral com matérias sobre regulação internacional.

+ Receba gratuitamente o Radar ANBIMA. Cadastra-se!

A análise do comitê mostra que o open banking é uma tendência em diversos mercados. Os regimes implementados, entretanto, diferem bastante em estágio de adoção, forma de abordagem – iniciada pelo mercado ou pelo regulador – e atividades e dados cobertos pelo sistema.

+ Open banking - Comitê de Basileira analisa os diferentes regimes e suas implicações

A publicação também avalia as características do sandbox regulatório – ambiente experimental para modelos de negócios inovadores – utilizado em Cingapura, chamado de express pela rápida aprovação de entrada das instituições, na comparação com os outros utilizados ao redor do mundo.

+ Regulador de Cingapura desenvolve sandbox express para estimular inovação no setor financeiro

Outra matéria aborda como os europeus estão olhando para a segurança cibernética no mercado de seguros e quais vantagens ele pode trazer para proteção de outros segmentos, como o de investimentos. O Radar traz, ainda, considerações sobre a gestão do risco de liquidez em fundos na Europa, nos Estados Unidos e no Reino Unido, tema que tem ganho mais atenção dos reguladores.

+ Autoridade europeia ressalta importância dos seguros contra incidentes cibernéticos
+ Gestão de risco de liquidez em fundos volta à pauta de reguladores dos EUA e Europa

Cadastre-se

Para receber o Radar ANBIMA todo trimestre gratuitamente em seu e-mail, basta clicar aqui e escolher a publicação na lista de Regulação/legislação. Depois, é só fazer seu cadastro e aguardar pela próxima divulgação.

 

Notícias relacionadas

Não foram encontrados resultados para esta consulta.