• Eventos.
  • Imprensa.
  • Fale Conosco.

Notícias

Pitch Day para mercado de capitais aproximará ANBIMA da comunidade de inovação

Em entrevista, José Carlos Doherty, nosso superintendente-geral, fala sobre a motivação para a iniciativa, o processo de seleção dos desafios e os critérios para escolher os melhores projetos

“Faz parte das metas da ANBIMA de 2019 se aproximar da comunidade de inovação. O objetivo deste relacionamento é gerar reflexões, insights e oxigenar a indústria de investimentos com diferentes ideias e visões sobre o mercado”, explica José Carlos Doherty, nosso superintendente-geral, sobre o Pitch Day ANBIMA para mercado de capitais. No dia 23 de outubro, diversas startups estarão reunidas na Associação para apresentarem soluções inovadoras em busca de mais eficiência e redução de custos para o mercado. As inscrições estão abertas até dia 30 de setembro.

+ Confira todas as ideias apresentadas no nosso primeiro hackathon

O evento aproximará fintechsregtechs (empresas de tecnologia regulatória), lawtechs (companhias de tecnologia jurídica) e startups em geral dos nossos associados. Cada empresa pode apresentar soluções para mais de um desafio que elencamos - são 20 no total, relacionados a segmentos que representamos, como estruturação de ofertas, negociação e distribuição de produtos de investimento. As melhores farão parte de um um e-book que será enviado com exclusividade para os associados. Já as ganhadoras serão divulgadas em nossos canais de comunicação.

Em entrevista ao portal ANBIMA, Doherty contou um pouco sobre a elaboração do Pitch Day e a importância dessa iniciativa para a Associação. Confira:

Portal ANBIMA: Como foi o processo de definição dos desafios?

Doherty: A princípio, foram feitas inúmeras conversas com as lideranças dos fóruns de distribuição, negociação e estruturação de ofertas para colher inputs e percepções deles sobre o que pode ser aprimorado.

Na segunda fase, foram realizados bate-papos com diversos profissionais indicados na primeira etapa, desde aqueles que atuam em áreas operacionais até os ligados aos negócios das instituições financeiras. Eles indicaram os processos com mais dificuldades que podem ser aprimorados pela tecnologia, sempre com foco no desenvolvimento do mercado, buscando redução de custos e ganho de eficiência.

Deste levantamento, 20 temas foram escolhidos e se tornaram os desafios do Pitch Day.

Portal ANBIMA: Qual a importância de manter esse relacionamento com as startups?

Doherty: Todas as indústrias do mundo estão passando por um movimento de digitalização, inovação e tecnologia. Com a de investimentos não é diferente. O mercado é complexo e engloba vários segmentos, portanto, conta uma série de processos para garantir um ambiente seguro para os investidores e também saudável para as instituições.

Neste momento de transformação, acreditamos que as startups têm muito a contribuir. O olhar de fora sempre enriquece as discussões e tem algo a acrescentar, ainda mais quando se tratam de empresas que respiram inovação no dia a dia.

Portal ANBIMA: O que será levado em consideração na hora de escolher as vencedoras? 

Doherty: Definimos critérios como a aderência da solução apresentada à realidade do mercado, o grau de inovação e o potencial de aplicação em escala, mas o importante mesmo é a rica apresentação de ideias e soluções. É uma possibilidade de estarmos em contato com empresas inovadoras, que vivem de desafios, apresentando pontos de melhoria do mercado. Todos os projetos trarão aprendizados e poderão ser uma fonte de inspiração para as instituições financeiras e também aos reguladores – que participarão do evento como espectadores.

Seleção e inscrições

Entraremos em contato com os inscritos de 2 a 11 de outubro e a apresentação será no dia 23 de outubro no nosso escritório em São Paulo. As propostas vencedoras serão divulgadas aqui no nosso portal e nas redes sociais. O e-book com o material completo será enviado com exclusividade aos associados após o Pitch Day.

 

Notícias relacionadas

Não foram encontrados resultados para esta consulta.