Prorrogadas inscrições para premiação de projetos educacionais de cidadania financeira
Prêmio Raymundo Magliano Filho, promovido pelo Instituto Norberto Bobbio e apoiado pela ANBIMA, recebe projetos até 31 de julhoO Instituto Norberto Bobbio prorrogou para 31 de julho as inscrições para o Prêmio Raymundo Magliano Filho de Cidadania Financeira. Com o apoio da ANBIMA, a premiação reconhece iniciativas educacionais que contribuem para o desenvolvimento dessa agenda, do ensino básico até a pós-graduação. O objetivo é incentivar a democratização do mercado de capitais brasileiro. A cerimônia de entrega será em 6 de outubro, na Arena B3, em São Paulo.
Segundo o Instituto, a demanda para a extensão do prazo de inscrições veio principalmente de alunos matriculados em universidades federais, impactados por uma greve em 2024. Muitos estudantes de graduação e pós-graduação ficaram com os calendários acadêmicos atrasados em um semestre por causa da paralisação, o que prejudicou as entregas de trabalhos de conclusão de curso, teses e dissertações elegíveis ao prêmio.
Cada categoria tem uma premiação máxima de R$ 10 mil para o primeiro lugar. Conforme as regras do prêmio, nos ensinos básico e superior os projetos devem estar relacionados a práticas em educação financeira; na pós-graduação, os temas são desigualdades, acesso e cidadania financeira e inovação, mercado e regulação.
+ Acesse o site do prêmio para saber mais
A criação de um centro de estudos inspirado em Norberto Bobbio foi idealizada por Raymundo Magliano Filho, ex-presidente da antiga Bovespa, um entusiasta das ideias do pensador italiano e um defensor da democratização do acesso a programas de educação financeira e a produtos de investimento.