"Queremos estar cada vez mais próximos dos associados"
Neste primeiro semestre, os associados passarão a contar com dois novos canais de comunicação com a ANBIMA: o WhatsApp e o Workplace. O primeiro é conhecido por quase todo mundo que tem um smartphone, enquanto o segundo é exclusivo do público corporativo. Trata-se do aplicativo do Facebook que funciona de forma muito similar à rede social, permitindo a publicação de posts, a criação de lives e de enquetes, além de grupos de debate online. O WhatsApp foi lançado no mês de abril e o Workplace chegará a todos em junho.
"Queremos estar cada vez mais próximos dos associados e as soluções tecnológicas permitem que isso seja feito de forma ágil e prática", conta José Carlos Doherty, nosso superintendente-geral. No bate-papo abaixo, ele fala sobre as razões para o lançamento das ferramentas e o objetivo de cada uma delas.
Quais foram as motivações para o lançamento de novos canais de comunicação?
O mundo está cada vez mais dinâmico com comunicações ágeis e conexões em tempo real feitas com apenas um clique. É raro encontrar alguém hoje em dia sem um celular na mão. Dado esse cenário, identificamos no WhatsApp e no Workplace uma forma de acompanharmos essa tendência na hora de nos comunicarmos com os associados. São ferramentas modernas e complementares aos outros canais que já temos. Além disto, as novidades vão ao encontro de uma demanda antiga dos associados de ter mais acesso às discussões e temas abordados nas reuniões da Associação. Por mais que sejamos uma entidade próxima e com canal sempre aberto, queremos estar cada vez mais próximos dos associados e as soluções tecnológicas permitem que isso seja feito de forma ágil e prática.
Qual é o objetivo do WhatsApp?
Utilizamos o WhatsApp para fazer uma comunicação mais tempestiva, com alertas sobre novos dados disponíveis, lançamento de eventos, divulgação de audiências públicas dos órgãos reguladores, entre outros. São informações curtas e rápidas sobre temas relevantes. Não são apenas sobre a ANBIMA, mas relacionadas ao mercado de forma geral. Os associados poderão escolher sobre quais assuntos querem ser informados: gestão de fundos mútuos; gestão de fundos estruturados; estruturação de ofertas; negociação; serviços fiduciários; e distribuição. Além disto, serão comunicados sobre temas institucionais da ANBIMA.
Por que esses seis assuntos foram selecionados?
Foi uma maneira de dividir as grandes atividades que temos no mercado em vez de focar nos produtos – um movimento que já aconteceu na autorregulação, que mudou o olhar dos produtos para as atividades. Com essa divisão, conseguimos oferecer informações direcionadas ao público que se interessa por cada tema.
Qual será o foco do Workplace?
Ao contrário do WhatsApp, que privilegiará uma comunicação rápida, o Workplace será um ambiente para informações consolidadas, publicação de documentos para discussão e dados exclusivos. Por exemplo, por lá podem ser discutidos os pleitos em andamento, o que fortalecerá a nossa representação dos interesses dos associados – agora evoluindo também para o mundo digital. Será um espaço para uma comunicação mais qualificada com o recebimento de sugestões e constante troca de ideias.
As pessoas poderão conversar entre si nessas ferramentas?
No WhatsApp, a interação será feita individualmente entre a ANBIMA e associado e vice-versa, associado com a ANBIMA. Seremos como um contato normal no celular, que pode ser acionado para qualquer demanda ou dúvida. No Workplace, a dinâmica será diferente. Teremos grupos sobre diversos assuntos e as pessoas poderão interagir entre si ou com a ANBIMA, como acontece no Facebook normalmente: por meio de comentários, curtidas, via messenger, entre outros. Quem será convidado para esses canais?
Quem será convidado para esses canais?
Todas as instituições associadas. Quem já participa dos nossos organismos e aqueles que estão na “fila” esperando uma vaga para algum comitê ou subcomitê serão convidados. O contato com as demais instituições será feito por meio do representante ANBIMA, que é o ponto focal da empresa com a Associação. Ele será responsável por indicar os profissionais que devem participar dos canais.
Qual é a expectativa da ANBIMA com o lançamento destes canais?
Que não falte informação de qualidade e de interesse aos associados. O intuito é que essas novas formas de interação enriqueçam ainda mais as discussões do mercado com a contribuição de diferentes olhares e percepções, além de trazerem mais transparência aos “donos” da associação.