• Impactos da Covid-19.
  • Conteúdos especiais.
  • Eventos.
  • Fale Conosco.
  • Imprensa.

Notícias

Selic lança relatório com principais resultados de 2019

Publicação traz dados consolidados das operações e negociação de títulos públicos federais

 

Banner-relatorio-administracao-Selic.jpg

O Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) lançou o Relatório de Administração 2019. A publicação online é uma ótima oportunidade para conhecer o funcionamento do sistema e sua importância para o país. A operacionalização do Selic é realizada pelo Demab (Departamento de Operações do Mercado Aberto) do BC com o apoio da ANBIMA.

+ Conheça o Relatório Administrativo Selic 2019

O material explica o que é e como funciona a estrutura do sistema, incluindo seus serviços de custódia e liquidação de títulos públicos, o processamento de leilões bem como o cálculo e a divulgação diária da taxa Selic. Em 2019, por exemplo, o sistema fez a custódia de R$ 6,4 trilhões em títulos públicos, uma média de 21 mil operações por dia e 1.325 leilões no ano.

A publicação também apresenta a funcionalidade de gravames e ônus, implementada em 2019, que é quando um título público é dado como garantia em outra operação e essa informação passa a ser gravada no sistema. A novidade permitiu que o Selic emita uma certidão pública do contrato de garantia dos papéis em formato eletrônico.

O material traz, ainda, informações como as estatísticas de cadastro e vencimento de títulos públicos, volume de clientes registrados, valor financeiro por tipo de operação e dos leilões, entre outras. Ao final da publicação, há também uma agenda de ações para aprimorar os serviços e as funcionalidades do sistema.

+ Selic completa 40 anos de funcionamento

+ Confira a página especial Selic 40 anos

 

Notícias relacionadas

Não foram encontrados resultados para esta consulta.