-
O Raio X do Investidor Brasileiro é um estudo anual que realizamos com o Datafolha, um dos principais institutos de pesquisas do país, para traçar o perfil e o comportamento financeiro da população. O levantamento considera aspectos de gênero, orientação sexual, etnia, geração e classe social. As entrevistas acontecem em todas as regiões do país, incluindo pessoas a partir de 16 anos economicamente ativas, além de aposentadas e inativas com ou sem renda.
A cada ano, buscamos aprofundar ainda mais os resultados para capturar tendências sobre a relação das pessoas com o dinheiro. O estudo é vasto em informações e permite o cruzamento de seus diversos dados, além de insights que podem contribuir ao aprimoramento de abordagens e soluções do mercado financeiro, tornando-o cada vez mais inclusivo.
O acesso ao Raio X do Investidor Brasileiro é gratuito a toda a sociedade. Confira os principais achados, baixe o relatório e os dados brutos e descubra como brasileiros e brasileiras cuidam do dinheiro e de seus investimentos.
-
A 8ª edição do raio X A inovação é uma das principais características do Raio X do Investidor Brasileiro. A cada ano, o questionário da pesquisa é renovado para refletir o contexto econômico e as tendências da sociedade no período, ao mesmo tempo em que são atualizados os dados da série histórica, como o percentual de pessoas investidoras, os destinos para o dinheiro aplicado, entre outros aspectos. A oitava edição do estudo apresenta resultados referentes ao comportamento da população em 2024. Para isso, foram realizadas 5.846 entrevistas, de norte a sul do país, entre os dias 4 e 22 de novembro de 2024.
Entre as novidades da edição está o aprofundamento da análise sobre o impacto das bets nas finanças das pessoas. Acrescentamos a esse recorte o indicador de tendência ao vício em apostas, que permite explorar o fenômeno sob diferentes perspectivas. Lançamos ainda o Índice de Estresse, complementando os resultados sobre o estresse financeiro de brasileiros e brasileiras, incorporados à pesquisa em 2023.
A partir dos dados, também pudemos dividir a população em quatro perfis, a partir de comportamentos e escolhas relacionadas ao dinheiro. Entre o público que não investe, existe aquele sem nenhum tipo de reserva financeira, enquanto há pessoas que economizam, mas não alocam em produtos de investimento. Já entre indivíduos que são investidores, há diferenças estruturais entre os que aplicam em produtos variados daqueles que utilizam apenas a caderneta de poupança.
-
-
QUEM INVESTE SE INFORMA MAIS Apenas 10% das pessoas que investem não procuram se informar sobre produtos financeiros. Já entre aquelas que não investem e tampouco pretendem adotar esse hábito em 2025, mais da metade (68%) não buscam informações.
Considerando as pessoas investidoras, a geração Z (16 a 28 anos em 2024) é a que mais usa os canais digitais para se manter atualizada, como YouTube (57%), Instagram (49%), além de portais e sites (35%). Os boomers (64 anos ou mais), por outro lado, são mais adeptos aos meios tradicionais de informações, como televisão (36%) e revistas e jornais (18%).
-
APLICATIVOS DE BANCOS SÃO OS PRINCIPAIS MEIOS PARA INVESTIR Os aplicativos de bancos se consolidaram em 2024 como o principal meio usado pelas pessoas para investir (49%), com alta de quatro pontos percentuais em relação a 2023. Em segundo lugar está a visita à agência bancária (33%), que recuou cinco pontos percentuais na mesma base de comparação. As classes A/B e C lideram a escolha pelos aplicativos (56% e 49%), enquanto a classe D/E demonstra preferência pela ida ao banco (48%).
-
A 8ª edição do Raio X do Investidor Brasileiro permitiu categorizar a população em quatro grupos -
METADE DA POPULAÇÃO TEM ALTO ESTRESSE FINANCEIRO Metade dos brasileiros e brasileiras relatam sentir alto estresse financeiro. Em relação a 2023, houve recuo de um ponto percentual (52% para 51%). A mesma proporção de queda foi verificada entre quem indica baixo estresse, de 23% para 22%.
A oitava edição do Raio X do Investidor Brasileiro marca o lançamento do Índice de Estresse, calculado a partir das reações de entrevistados e entrevistadas a 12 afirmativas sobre preocupações cotidianas com o dinheiro. Cruzamos, ainda, os resultados do novo indicador com os dados de autopercepção das pessoas sobre o estresse.
-
BETS: 15% DA POPULAÇÃO FEZ ALGUMA APOSTA EM 2024 Em 2024, 15% da população fez pelo menos uma aposta em plataformas online (em 2023, eram 14%). Para se ter uma ideia da dimensão da aderência das bets no país, esse percentual é maior do que o de uso de muitos produtos de investimento, como títulos públicos e privados, fundos, ações etc.
Entre as novidades da nossa análise sobre o tema está o índice que avalia a tendência ao vício em apostas, desenvolvido com base em indicadores internacionais. Ao considerarmos apenas as pessoas que usaram as bets em 2024, cerca de 3 milhões (12%) apresentam alta tendência ao vício.
-
DASHBOARD
-
CONTATO Faz parte de uma instituição associada e deseja uma apresentação da pesquisa em sua empresa? Envie uma mensagem para centraldoassociado@anbima.com.br ou ligue para (11) 3471-5257.
Solicitações de imprensa podem ser encaminhadas para imprensa@anbima.com.br.