ANBIMA Summit: algoritmos e inteligência artificial ajudam na personalização de produtos financeiros
Tecnologias permitem que gestoras identifiquem necessidades e ofereçam ativos e serviços sob medida para cada cliente
O uso de algoritmos e inteligência artificial no mercado financeiro, como ferramentas de gestão de portfólio e escolha de ativos, muitas vezes com modelos quantitativos para negociações, já é bastante difundido. No entanto, as novas tecnologias estão possibilitando o desenvolvimento das chamadas finanças autônomas, em que estas tecnologias ajudam o investidor a tomar decisões financeiras ou até mesmo agem em nome de um cliente.
Esta é a tese defendida por um dos maiores especialistas no assunto, Jody Bhagat, presidente para as Américas da Personetics, empresa especializada em personalização baseada em dados para serviços financeiros. “As soluções financeiras autônomas podem resolver várias necessidades do cliente ou o que chamamos de tarefas a serem realizadas, por exemplo, economizar para um objetivo ou acelerar o pagamento de dívidas. Considero empolgante ver como os programas financeiros autônomos estão proporcionando experiências personalizadas,” comentou Bhagat ao participar do debate “Tecnologia a favor da gestão de recursos”, realizado no ANBIMA Summit, nesta quarta, 27.
Para Margot Greenman, CEO da Captalys, que conduziu a conversa com o especialista, as finanças autônomas ajudam o investidor a economizar tempo e dinheiro. “É um instrumento que pode antecipar suas necessidades por meio de uma maior customização e personalização com base em seus desejos, crenças, objetivos, padrões de consumo e muitas outras variáveis”. Ela acrescentou que as finanças autônomas vão se transformar em grandes aliadas na gestão de ativos.
O executivo da Personetics destacou alguns estágios para que estas soluções atinjam uma curva de maturidade e cheguem ao cliente. O primeiro deles é, na visão de Bhagat, otimizar o dado de transações, o que vai ajudar o cliente a entender o que está ocorrendo. “O segundo estágio é o de insights e recomendações personalizadas para o cliente. O terceiro estágio são os canais de conexão, ou seja, propagar a inteligência sobre os clientes pelos canais digitais, gestores de relacionamento e na plataforma de dados do cliente”, comentou. O último estágio, na visão do executivo, são as finanças autônomas, que significam “agir em nome do cliente para facilitar a vida dele”.
A CEO da Captalys comentou também o crescente interesse em torno do tema, lembrando que a própria SEC, órgão regulador do mercado de capitais nos Estados Unidos, tem demonstrado interesse nas finanças autônomas. Bhagat será ouvido pela SEC . “A mensagem a ser levada é ‘seja seletivo com regulamentações que promovam, em vez de impedir, a aplicação eficaz de soluções financeiras autônomas’”.
+ ANBIMA Summit: confira a programação completa e cadastre-se para participar gratuitamente
Bhagat deu exemplos práticos desta forma mais personalizada de oferecer serviços e produtos aos clientes, citando que para um determinado investidor, por exemplo, a informação referente a um determinado pagamento de dividendos pode ser relevante e fazer com que ele redesenhe sua carteira. “Pode ser mais sofisticado também. Se um cliente quer poupar para um determinado objetivo de longo prazo, gestoras podem oferecer um serviço de investimento automático mensal, com o algoritmo entendendo os movimentos financeiros dele para separar um dinheiro que possibilite aquele objetivo”, afirmou, lembrando que 30% das pessoas têm alguma forma de investimento automático, mas sem qualquer inteligência por trás.
Outra possível aplicação, falando especificamente do uso da inteligência artificial, é possibilitar a oferta personalizada para o público em geral. Para o especialista, todos vão se beneficiar com este processo. E cabe aos bancos e gestores decidirem onde querem investir seu dinheiro, falando sobre a incorporação das ferramentas tecnológicas. “Acredito que até o fim de 2023 todas as gestoras e bancos de investimentos terão um nível básico de insights personalizados à sua disposição”.