Banco Central realiza primeiro teste para leilão de compra de debêntures
Instituições devem se cadastrar no modo de homologação do Selic para participar. Ensaio servirá para que elas conheçam o sistema e o fluxo das operaçõesO Banco Central, por meio do Selic, fará um teste de leilão de compra de debêntures nesta sexta-feira, dia 21, às 15h. A compra de ativos no mercado secundário é uma medida para dar liquidez às negociações, diante dos impactos da pandemia, e foi autorizada pela Emenda Constitucional 106, em maio deste ano.
“O intuito de testarmos o leilão é mostrar ao mercado como será o fluxo das operações e como está estruturado o sistema”, explica Francisco Vidinha, superintendente do Selic. “Assim poderemos tirar dúvidas ou fazer ajustes na dinâmica, caso necessário”.
Quem pode participar
O teste será feito com instituições registradas no ambiente de homologação do Selic. Aquelas que não estejam, mas queiram participar do ensaio, podem entrar em contato com o Demab (Departamento de Operações do Mercado Aberto) pelos telefones (21) 3441-8990 ou (21) 3441-5331. Ainda não há data definida para a realização de leilões definitivos.
Entenda o fluxo
O BC divulga com antecedência os papéis que pretende comprar – no caso, serão 16 debêntures (confira aqui). São títulos com risco de crédito BB- ou superior, não conversíveis em ações, com prazo de vencimento igual ou maior que 12 meses e registrados na B3.
+ Saiba mais sobre os critérios do BC para compra de ativos no mercado secundário
As instituições que possuem esses ativos entram no sistema Selic, no módulo de oferta pública, e têm 30 minutos para fazerem suas propostas, mencionando quantos papéis têm e qual o preço, no limite de 10 propostas por papel.
O BC analisa as ofertas, considerando os preços de referência divulgados pela ANBIMA e pela B3, e informa o resultado resumido do leilão até às 17h, com a quantidade e os vendedores escolhidos. No caso de propostas com condições equivalentes, têm preferência as debêntures emitidas por micro, pequenas ou médias empresas. O volume máximo a ser negociado é de R$ 1,5 bilhão.
As instituições escolhidas, então, devem registrar, até as 18h30, os dados dos vendedores finais no módulo lastro, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas. A liquidação das operações na B3 será opcional por se tratar de um teste, mas poderá ser feita no dia 24 de agosto.
Saiba mais
Outros detalhes podem ser encontrados nos . Mais informações relacionadas ao teste serão divulgadas no dia 24, por meio de um Informe Selic. Se você não recebe a publicação, Informes Selic 36 e 37cadastre-se gratuitamente aqui.