FInfluence: Posts sobre fundos são campeões em engajamento nas redes sociais
Por outro lado, influenciadores de finanças postaram mais sobre mercado de açõesPostagens sobre fundos de investimento tiveram em média 5.916 interações e foram as que mais atraíram a atenção dos seguidores dos 534 influenciadores monitorados na sexta edição do FInfluence – quem fala de investimentos nas redes sociais. O estudo, em parceria com o IBPAD (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados), mapeou mais de 305 mil postagens (sendo que 223 mil delas são sobre temas ligados a economia e finanças) publicadas no X, no Instagram, no Facebook e no YouTube entre julho e dezembro de 2023.
Apesar do bom desempenho em engajamento, fundos de investimento foram citados em apenas 3,6% (7.967) das postagens que abordaram temas do mercado financeiro. O assunto ficou em nono lugar entre os dez mais mencionados pelos influenciadores. Os três temas mais mencionados foram: mercado de ações, presente em 23,4% das postagens, ações brasileiras (11,6%) e criptomoedas (11%).
Posts que abordaram rentabilidade e dicas para investir em fundos se destacaram entre o público. O YouTube foi a rede em que os fundos mais conquistaram o público, com 18.029 interações médias para cada um dos 2.367 vídeos publicados sobre o tema na plataforma. O engajamento é medido a partir das curtidas, comentários, compartilhamentos e visualizações (esta última apenas no YouTube).
“Os influenciadores abordam estratégias de investimento e orientações educativas sobre fundos, com conteúdos que atendem a diferentes perfis de investidores e objetivos financeiros. O YouTube, por permitir vídeos longos e análises mais densas, é a rede que mais favorece o aprofundamento dessas discussões e as interações do público”, explica Amanda Brum, nossa gerente-executiva de Comunicação, Marketing e Relacionamento com Associados. "As pessoas estão olhando para os fundos de investimentos como nunca olharam antes e estão indo atrás de mais informações, apesar de os influenciadores não estarem dando muito espaço para esses produtos”, diz a executiva.
Portais especializados, produtores de conteúdo, analistas, assessorias e corretoras foram as categorias que mais mencionaram fundos de investimento em suas publicações. Entre os perfis que mais abordaram o tema estão os portais especializados Criptofácil, Cointelegraph Brasil e Bloomberg Línea. Já os campeões em engajamento são Me Poupe! Primo Rico e Rob Correa.
FIIs (Fundos de Investimento Imobiliários), com 5.692 interações médias, e produtos bancários, com 5.539, ficaram na segunda e na terceira posição entre os assuntos que mais engajaram a audiência, respectivamente.
Recua engajamento em posts sobre produtos financeiros
Enquanto 223 mil postagens abordaram temas ligados a finanças, o número de posts sobre produtos financeiros específicos chegou a 189,9 mil na segunda metade de 2023, o dobro do apurado no relatório anterior. Esse aumento, no entanto, não refletiu em engajamento maior. Pelo contrário: as interações médias recuaram 36%, para cerca de 2,8 mil por postagem. Ao todo, 516 influenciadores citaram produtos de finanças específicos em suas publicações.
Fundos, mercado de ações, ações brasileiras, criptomoedas, mercado de câmbio, FIIs e commodities se repetem nas seções temas e produtos. Dessa forma, fundos também aparecem no topo dos produtos que mais engajaram a audiência, seguidos por CDB (Certificado de Depósito Bancário), com 5.876 interações médias, e FIIs, com 5.692. Por outro lado, os influenciadores abordaram mais mercado de ações (52.278 menções), ações brasileiras (25.835) e criptomoedas (24.491).
Sobre o relatório
A ANBIMA, em parceria com o IBPAD, monitora os influenciadores digitais de investimentos desde 2020. Para esta sexta edição do relatório FInfluence – quem fala de investimentos nas redes sociais, foram mapeadas 305.163 publicações de 534 influenciadores, responsáveis por 1.298 perfis em quatro redes sociais: Instagram, Facebook, X e YouTube. Os dados foram coletados em postagens públicas entre 1° de julho e 31 de dezembro de 2023.