Inteligência artificial: guia reforça governança em todas as etapas do ciclo de vida da tecnologia
Nova publicação reforça boas práticas para o uso ético, seguro e responsável da inteligência artificialLançamos o guia Governança de IA: integrando boas práticas ao longo do ciclo de vida da inteligência artificial, que aprofunda as orientações sobre como garantir a governança em todas as fases dos sistemas de IA — do desenvolvimento ao descomissionamento da tecnologia. O material é uma continuidade do Guia orientativo de boas práticas para o uso de sistemas de inteligência artificial nos mercados financeiro e de capitais, publicado em 2024, e reforça nosso compromisso com a inovação responsável no mercado de capitais.
Com uma abordagem prática e multidisciplinar, o guia ajuda instituições a estruturarem programas robustos de governança, envolvendo áreas como tecnologia, dados, jurídico, compliance e negócios. Ao adotar essas medidas, é possível promover maior segurança, transparência, conformidade e participação humana no uso da IA.
O conteúdo também alerta para os riscos de uma governança limitada, que foca apenas na fase de uso, e destaca os benefícios de uma atuação integrada ao longo de todo o seu ciclo de vida. Essa visão ampliada permite identificar pontos críticos, mitigar riscos e garantir que os sistemas estejam alinhados aos valores e objetivos estratégicos das organizações.
No guia você encontra:
- Conceitos fundamentais sobre IA e seu ciclo de vida
- Por que aplicar governança em todas as etapas da IA
- Medidas práticas para as fases de desenvolvimento, uso e monitoramento
- Orientações para lidar com parceiros e fornecedores de IA
- Quadro-resumo com ações recomendadas para cada fase
Além disso, o material sugere a adoção de frameworks internacionais, como os cinco princípios de IA responsável da OCDE e o AI Risk Management Framework, publicado pelo NIST (National Institute of Standards and Technology) em cada etapa de desenvolvimento da tecnologia.
As boas práticas estão organizadas por temas inspirados nesses documentos, como alinhamento, transparência e explicabilidade, segurança, conformidade e participação humana.
Conheça a Rede ANBIMA de Inovação
Esta é uma iniciativa da Rede ANBIMA de Inovação, lançada em maio de 2024 como um ambiente colaborativo para conectar o mercado à comunidade de inovação. A Rede atua em três frentes: conexão com o ecossistema, curadoria de tendências e desenvolvimento de soluções.
Conheça as atividades da Rede ANBIMA de Inovação aqui