Pre-matching será obrigatório para liquidação de operações definitivas no Selic
Mudança começa a valer no final de outubro para negociações à vista e a termoA partir de 30 de outubro, será obrigatório o uso do Pre-matching para liquidação de operações definitivas à vista e a termo entre participantes distintos do Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia). Com a mudança, que já pode ser testada em ambiente de homologação, as instituições passarão a fazer o registro prévio das negociações na plataforma antes de lançá-las no sistema. A novidade faz parte do calendário de obrigatoriedades implementadas pelo Banco Central, ao longo deste ano, para facilitar a adaptação do mercado.
+ Confira os detalhes e as exceções nos Informes Selic 066/2023 e 068/2023
As operações registradas no Pre-matching não são enviadas automaticamente para o Selic, por isso as instituições participantes devem realizar os ajustes necessários para se adequar ao novo processo. A forma de transmissão dos comandos pode ser feita de duas maneiras:
- Envio de mensagens pela RSFN (Rede do Sistema Financeiro Nacional)
- Transmissão de comandos pela IOS (Interface Operacional do Selic) no portal Selic
Em caso de dúvida, basta entrar em contato pelo e-mail informe.selic@bcb.gov.br ou pelos telefones 0800 200 1054 / 21 3506 8969 / 21 2114 7469.
O que é o Pre-matching
A plataforma Pre-Matching realiza a checagem automática das negociações definitivas e compromissadas com títulos públicos federais antes do registro no Selic, processo conhecido como batimento das operações. A ferramenta poupa tempo das instituições, que antes precisavam fazer esse processo por telefone ou por e-mail.
Saiba mais sobre o Selic
O Selic é o sistema responsável pelo registro e liquidação de negócios com títulos públicos do Tesouro Nacional. É operacionalizado pelo Demab (Departamento de Operações do Mercado Aberto) do Banco Central, com apoio da ANBIMA, há mais de 40 anos.