Workshop com a PCAF ensina como calcular as emissões de carbono dos ativos de uma gestora
Encontro acontece no dia 4 de outubro como parte da Jornada de Descarbonização do mercado de capitaisCalcular as emissões de carbono dos portfólios de investimento da uma gestora é essencial para entender os riscos a que os ativos estão expostos diante da crise climática. É sobre isso que trata o próximo workshop da Jornada de Descarbonização da Rede ANBIMA de Sustentabilidade, uma trilha de conhecimento para apoiar gestoras de recursos na redução das emissões de carbono e na resiliência do portfólio de investimentos.
No encontro online, que acontece das 9h30 às 11h30 no dia 4 de outubro, vamos explicar qual a importância de as gestoras calcularem as emissões de gases do efeito estufa dos portfólios; como isso impacta os riscos e as oportunidades das carteiras; e como calcular de forma prática as emissões de diferentes classes de ativos.
O workshop conta com a participação da PCAF, principal autoridade de contabilidade financeira de carbono. Estarão conosco: Madalena Martins, coordenadora da PCAF no Brasil, Anderson Neto, consultor ESG sênior do IPC, e Luiz Pires, nosso gerente de Sustentabilidade.
A jornada tem foco em profissionais do mercado que atuam com gestão de carteiras, análise ESG, sustentabilidade e áreas relacionadas. Para participar, é preciso atuar em uma instituição associada à ANBIMA ou que segue os nossos códigos de autorregulação (confira se a sua empresa está na lista), que seja integrante do IPC (Iniciativa Investidores pelo Clima), da PCAF (Parceria para Contabilidade Financeira de Carbono) e/ou da GFANZ (Aliança Financeira de Glasgow para Emissões Líquidas Zero) – que são nossos parceiros para realização desse projeto.
Primeiro workshop discute financiamento climático
As estratégias e as oportunidades para alavancar o financiamento climático no mercado de capitais foram tema do primeiro encontro da Jornada de Descarbonização. Debatemos sobre o que é a agenda climática; os impactos dela para o setor financeiro; o papel das gestoras na redução dos riscos climáticos e no financiamento de soluções de baixo carbono; e os desafios do tema no dia a dia. Confira:
Confira a agenda completa
A descarbonização do mercado de capitais são as estratégias adotadas para alinhar as carteiras de investimento aos objetivos de uma economia de baixo carbono. Esse movimento inclui uma série de ações possíveis, como calcular e reduzir as emissões de gás carbônico dos portfólios ou destinar recursos a atividades e projetos mais sustentáveis. É sobre isso que trata a nossa Jornada, que inclui workshops de capacitação no tema, lançamento de um guia prático para descarbonizar carteiras de investimento e disseminação de melhores práticas internacionais no tema.
O próximo encontro acontece no dia 23 de outubro e será sobre as estratégias de descarbonização de portfólios, com participação da GFANZ. A jornada contará, ainda, com o lançamento do Guia para Portfólios Net-Zero, que reunirá orientações práticas sobre o tema, e com a publicação de materiais técnicos que auxiliam no processo de descarbonização. Inscreva-se para participar e receber os materiais.
Essa é uma iniciativa da Rede ANBIMA de Sustentabilidade para capacitação e disseminação de conhecimento sobre mudanças climáticas e biodiversidade no mercado de capitais. Cadastre-se e faça parte das atividades da Rede.
Conheça o ANBIMA em Ação
Essa iniciativa faz parte da agenda estruturante do ANBIMA em Ação, conjunto das principais atividades da Associação para 2023 e 2024. Esse planejamento estratégico foi elaborado a partir de uma ampla consulta aos nossos associados, instituições parceiras, reguladores e lideranças da ANBIMA. Confira aqui as nossas quatro grandes agendas de trabalho: Centralidade do Investidor, Desenvolvimento de Mercado, Agenda de Serviços e Agenda Estruturante.