• Impactos da Covid-19.
  • Conteúdos especiais.
  • Eventos.
  • Fale Conosco.
  • Imprensa.

Notícias

Conteúdos educativos sobre autorregulação auxiliam no atendimento às regras de nossos códigos

Nova versão da plataforma MAP conta com treinamentos, vídeos, áudios e documentos

As instituições que seguem nossos códigos podem esclarecer dúvidas sobre regras e procedimentos de autorregulação com os novos conteúdos educativos do MAP (Módulo de Aprendizagem e Publicações). A plataforma, que faz parte do SSM (Sistema de Supervisão de Mercados), foi reformulada para oferecer novas oportunidades de treinamentos para os profissionais responsáveis pelas obrigações de autorregulação.

“Queremos que o MAP seja um aliado das instituições para a capacitação dos funcionários que estão, direta ou indiretamente, envolvidos no atendimento às regras estabelecidas nos nossos códigos de melhores práticas”, explica Guilherme Benaderet, superintende de Supervisão de Mercados. “Queremos reforçar o caráter educativo da nossa supervisão e, consequentemente, reduzir o volume de penalidades.”

O MAP, que está no ar desde 2016, foi reformulado para melhor atender às demandas de qualificação dos usuários. Em seu núcleo principal, chamado de “Formação”, estão disponíveis treinamentos sobre as regras de Administração Fiduciária, Gestão de Recursos de Terceiros e Distribuição de Fundos, além do curso Introdução à autorregulação ANBIMA, no qual são explicados os procedimentos de supervisão e a importância do compliance.

Em breve será lançado um treinamento que detalhará os procedimentos para cadastro e alteração de fundos. “Este é um tema que gera muita dúvida e, consequentemente, muitas multas para as instituições,” explica Benaderet. “Com este curso, queremos oferecer às instituições uma alternativa de treinamento para as equipes que realizam essas atividades e mitigar os erros.”

Além dos treinamentos, está disponível também uma biblioteca de conteúdos multimídia com esclarecimentos sobre diversos temas da autorregulação. São vídeos, áudios, textos e documentos que esclarecem, por exemplo, os procedimentos para pedido de habilitação de administradores de carteiras na CVM, como realizar a alteração cadastral da instituição ou como realizar o laudo de suitability. Por meio da plataforma também é possível ter acesso direto aos nossos cursos livres e participar de enquetes sobre temas de autorregulação.  

O MAP faz parte do SSM (Sistema de Supervisão de Mercados) e pode ser acessado por funcionários de instituições que seguem voluntariamente nossos códigos de autorregulação. Os profissionais que ainda não têm acesso ao sistema devem solicitá-lo ao responsável pelo SSM em sua instituição (usuário master).

Notícias relacionadas

Não foram encontrados resultados para esta consulta.