Começa compartilhamento da nossa análise de dados de fundos com a CVM
Novidade amplia o convênio de aproveitamento de supervisão que temos com o regulador desde 2018Neste mês, começamos a compartilhar com a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) as nossas análises diárias dos dados de patrimônio líquido e cota dos fundos 555, apontando inconsistências identificadas na base de dados e correções feitas pelas instituições. A iniciativa integra a Agenda de Desenvolvimento de Mercado do ANBIMA em Ação, um conjunto iniciativas que elegemos como prioritárias para o biênio 2023/204.
O fluxo de envio de dados das instituições financeiras para o regulador permanece o mesmo, mas o regulador passa a receber nossa análise e curadoria desses dados. Segundo Alessandro Rigon, nosso gerente de Operações, "a mudança vai agilizar e otimizar o processo de monitoramento dos fundos, mitigando potenciais riscos para a indústria".
A novidade é uma ampliação do nosso convênio com a CVM para aproveitamento de autorregulação na indústria de fundos de investimento. A parceria, firmada em 2018, possui três pilares: regulação; supervisão e enforcement; e intercâmbio de informações. Ela busca, entre outros benefícios, otimizar as supervisões das duas entidades ao reduzir sobreposições e aumentar a transparência para os agentes regulados e investidores com a troca de informações entre regulador e autorregulador.
+ Saiba mais sobre o convênio aqui
Conheça o ANBIMA em Ação
ANBIMA em Ação é o conjunto das principais iniciativas da Associação para este e o próximo ano. Esse planejamento estratégico foi elaborado a partir de uma ampla consulta aos nossos associados, instituições parceiras, reguladores e lideranças da ANBIMA e resultou em três grandes agendas de trabalho: Agenda de Desenvolvimento de Mercado, Agenda de Serviços e Agenda Estruturante. Confira cada uma aqui.