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  • “Como você investe o seu dindim?” é a pesquisa que buscou conhecer a fundo a jornada, os motivos e os produtos nos quais a população brasileira está confiando as suas economias.

    Investigamos o comportamento de investidores e investidoras de um jeito diferente e descontraído: adaptamos um ônibus, o “busão” da ANBIMA e, com ele, percorremos mais de dez mil quilômetros Brasil afora.

    Em parceria com a consultoria estratégica Na Rua, fizemos um estudo qualitativo, com conversas dentro do “busão” e vivências que nos proporcionaram uma imersão nos hábitos financeiros das pessoas em seu dia a dia.  

    Essa jornada única foi compilada em um documentário que mostra um pouco do abraço da ANBIMA no Brasil: assista no nosso canal do YouTube.

  • NO BUSÃO
     

    Para começar, ouvimos 700 pessoas que poupam e investem em produtos financeiros, convidadas aleatoriamente em ruas de comércio, praças, parques e outros locais de São Paulo, Goiás, Pará, Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, entre outubro de 2022 e janeiro de 2023. As respostas livres e abertas produziram um material rico, com visões variadas.

    Em um segundo momento, selecionamos 35 voluntários e voluntárias que apresentaram padrões de comportamento significativos para os objetivos da nossa pesquisa. Dentro do “busão”, essas pessoas participaram de bate-papos e dinâmicas que serviram de fio condutor para a abordagem do tema de maneira lúdica.

  • COMO BRASILEIROS E BRASILEIRAS INVESTEM O SEU DINDIM?

    Na observação da jornada de investidores e investidoras, notamos uma conduta recorrente: uma sequência de etapas, algumas simples e outras complexas, tal qual um jogo de tabuleiro.

    Essa “partida” começa com a separação, a organização do dinheiro e o entendimento de que existem outras opções além da caderneta de poupança. Depois, surge o pensamento em curto, médio e longo prazo e a virada de chave: a definição de objetivos.

    Na sequência, vem o contato com produtos de investimento, a complementaridade das rendas fixa e variável e as possibilidades de se obter lucros maiores. Surge, então, um dilema: arriscar e ganhar mais ou manter os recursos em aplicações conservadoras?

    Logo depois, percorrem o caminho em direção à diversificação, ao planejamento em longo prazo (incluindo a aposentadoria) e aos fundos imobiliários. Na chegada, o tão almejado prêmio – o recebimento de dividendos!

  • UM FAROL ILUMINANDO O CAMINHO

    Ao começar a jornada nos investimentos, nossos entrevistados e entrevistadas relataram a necessidade de ter um “guia” confiável, isento e sem interesses comerciais. Mas onde buscar essa orientação?

    Atrás de um farol para iluminar o caminho das pedras, eles buscam esse conhecimento na internet, junto, por exemplo, a influenciadores digitais. Entre as redes sociais, o YouTube é o canal preferido, com vídeos mais extensos e aprofundados em linguagem simples e descomplicada.

    Procuram também aprofundar as pesquisas em livros e cursos, para conseguir amarrar todo esse emaranhado de opiniões e informações soltas. E se inspiram nas histórias de alguns megainvestidores de sucesso, como o brasileiro Luiz Barsi e o norte-americano Warren Buffet.  

  • DIVERSIFICAÇÃO
     

    Constatamos que brasileiros e brasileiras estão diversificando suas carteiras de investimento e as instituições financeiras. Mantêm conta em mais de um banco e distribuem seus investimentos entre instituições tradicionais e digitais, alocam produtos mais complexos em corretoras e comparam as oportunidades entre todas elas.

    Em um segundo momento, selecionamos 35 voluntários e voluntárias que apresentaram padrões de comportamento significativos para os objetivos da nossa pesquisa. Dentro do “busão”, essas pessoas participaram de bate-papos e dinâmicas que serviram de fio condutor para a abordagem do tema de maneira lúdica.

  • NOVAS GERAÇÕES DE INVESTIDORES
     

    A pesquisa identificou que o despertar para os investimentos tem acontecido, em grande parte, nas gerações mais jovens. Essas pessoas estão atuando como facilitadoras do mundo financeiro. E além de investir, levam o conhecimento para seus familiares, incentivando-os a poupar e aplicar também.

  • UM BRASIL ENORME PARA CRESCER

    Boa parte das pessoas tende a investir naquilo que é concreto e palpável, como, por exemplo, imóveis, formação profissional, estruturação de uma atividade comercial, veículos e criação de gado. É uma questão cultural do nosso país, que inclusive já apareceu em outras pesquisas por aqui.

    Ficou claro o desafio das instituições financeiras em tornar ainda mais acessível o caminho entre a população e os investimentos, iluminando a gama de benefícios que estes podem trazer. Ou seja, o mercado de capitais ainda tem um Brasil enorme para conquistar.

                          • CONTATO

                            Faz parte de uma instituição associada e quer solicitar uma apresentação da pesquisa em sua empresa? Mande um e-mail para centraldoassociado@anbima.com.br. ou ligue para (11) 3471-5259/5257.

                            Solicitações de imprensa podem ser encaminhadas para imprensa@anbima.com.br.

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